Projeto - Artesanato, Turismo e Geração de Renda

Grupo de extensão produzindo.

Encomenda de bolsas.






Curso Avançado em Fuxico - Mulheres Mais










Caravana Rio Criativo.

Aconteceu nos dias 13, 14 e 15.













Passo-a-passo
Materiais:

  •  5 círculos de tecido com 20cm de diâmetro
  •  2 círculos de tecido de 15cm de diâmetro
  •  Tira de tecido de 4cm de largura por 60cm de comprimento
  •  Juta – 50cm x 50cm
  •  Tira de tecido ou fita para arranjo floral (para revestimento dos palitos)
  •  2 palitos de churrasco
  •  Saquinho com areia de + ou – 300g ( o suficiente para pesar e segurar a porta)
  •  Separe um pedaço de qualquer de tecido ou malha de tamanho suficiente para cobrir o saquinho de areia
  •  Pedaço de barbante
  •  Tesoura
  •  Agulha
  •  Linha nº10
  •  Pistola de cola quente


Modo de fazer:

1º Passo – Faça o recorte dos tecidos para obter os círculos e tiras de tecido.
2º Passo – Dobre os 5 círculos de 20 cm de diâmetro ao meio e alinhave-os, antes de finalizar o alinhavo, encha com acrilon, termine o alinhavo e arremate formando pétalas da flor. Na mesma linha continue fazendo todas as pétalas.
3º Passo – Os 2 círculos de 15cm de diâmetro serão os miolos da flor, um para parte de traz e outro para a parte da frente. Para eles uso a técnica de fuxico básico, alinhave o círculo e antes de fechar encha com acrilon.
4º Passo - Enrole os palitos (unidos) com a tira de tecido ou a fita para arranjo floral. Aproveite para colá-lo entre duas pétalas da flor, logo cole os miolos nas duas laterais da flor, os palitos já encapados ficarão no interior da flor.
5º Passo – Embrulhe o saquinho de areia no tecido ou malha que separou, logo, espete a flor pronta no centro do peso de areia até que ela atinja o fundo do saquinho. Pegue a juta e embrulhe novamente em formato de ovo de páscoa amarrando todas as partes de forma firme com o pedaço de barbante. Depois é só dar o acabamento com a tira de tecido formando um laço por cima do barbante amarrado.


Simulação de feira como Avaliação final do curso de Artesanato em Fuxico Avançado.
Aconteceu no dia 04/02/2016















Oficina com o psicólogo Cláudio.
Aconteceu no dia 02/02/2016







Turma de iniciantes: Bolsas com técnica de aplicação de termocolante e fuxicos.
Aconteceu no dia 02/02/2016






Palestra de empreendedorismo do Ricardo.

Aconteceu no dia 27/01/2016







Preparativos para a feira.

Turma Artesanato em fuxico avançado.

Peso de porta.
Peso de porta.
Vasinhos de tulipas.
Buquê.
Bolsa.


Alfineteiro. 
Almofadas.
Panos de pratos.




Alguns Trabalhos Feitos Pelas Alunas Da Turma Artesanato em Fuxico

Tulipas ...









Panos De Prato e Toalhinhas ...









Paninhos De Mesa ...







Acessórios ...










Primeira feira das alunas do Programa Mulheres Mais do IFRJ

Aconteceu no dia 21/12/2015.







Guirlanda feita pelas alunas !!









Mulheres prontas pra vender.









III Feira do Mulheres do Vale do Café na Semana Acadêmica 
Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Aconteceu nos dias 21,22 e 23 de outubro.



Maria Aparecida Carvalho, Nilda, Alda e Jurema.
Carmem, Lúcia, Roberto(funcionário do IFRJ), Alda e Ana.
Nilda, Maria Aparecida, Pedrina e Maria Tone.

Aqui ninguém fica parada! Produção até na feira!













A próxima feira é para o Natal! Aguarde!



Projeto -  Artesanato, Turismo e Geração de Renda: Alinhavando Diálogos - 2013

O projeto Artesanato, Turismo e Geração de Renda: Alinhavando Diálogos iniciado em 2013, tem como meta fomentar ações que relacionem o Artesanato ao Turismo no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, tendo em vista os princípios da Economia Criativa. Possibilitando maior comercialização do artesanato gerado pelas mulheres atendidas pelo Programa Mulheres Mil desenvolvido no IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Forntin. Ampliando a abrangência do trabalho realizado, efetuando uma articulação mais sistemática entre o grupo de alunas, o poder público e entidades parceiras. Pensando no fortalecimento do grupo de mulheres, considerando como possibilidades o associativismo e o empreendedorismo, para que seja garantindo o aperfeiçoamento profissional e educacional. E ainda, em esfera maior, promover a articulação entre o poder público e parceiros como o SEBRAE e a rede hoteleira para a elaboração de propostas que integrem a produção artesanal ao arranjo produtivo do turismo. 



ATIVIDADES DO PROJETO ...





Curso de Extensão "Fuxico e Outras Técnicas"






Pendurador de Colares






AGULHEIRO SORVETE







Pintura em tecido!









Participação na 1° Semanex




Apresentação Oral

Eixo Trabalho: Cultura
Apresentação do trabalho:
O olhar das mulheres participantes do projeto de extensão “Programa Mulheres Mil: Artesanato, Turismo e Geração de Renda”
Autores: Pâmela Ketulin mattos Gomes; Rayane Da Conceição Corrêa;
 Maria Emília Alfano Barbosa






Aluna do curso Técnico em Informática para Internet,
Rayane da Conceição Corrêa, bolsista no projeto Programa Mulheres Mil: Artesanato, Turismo e Geração de Renda.
  • Deseja visualizar a apresentação? Copie a URL, e comente nossa apresentação!
<iframe src="https://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/key/FJq3XiKyERDd9d" width="476" height="400" frameborder="0" marginwidth="0" marginheight="0" scrolling="no"></iframe>
Pesquisar por: Mulheres Mil - IFRJ Campus Engº Paulo de Frontin


Feira!
 Mulheres Mil na Semanex








Mais uma feira do projeto Mulheres do Vale do Café!


No dia 20 de setembro de 2014, nossas mulheres estavam participando do III Simpósio de Pesquisa em Mata Atlântica, no IFRJ CEPF, para expor e vender os trabalhos produzidos através do projeto de extensão: "Artesanato, Turismo e Geração de Renda".







  • Mais uma vez fomos comtemplados pelo Pró-Extensão, com o Edital 10/2014. Dessa forma, o projeto com alunas egressas do curso de artesanato continua. Agora intitulado como:

PROGRAMA MULHERES MIL: ARTESANATO, TURISMO E GERAÇÃO DE RENDA - 2014




Resumo da Proposta


Essa proposta pretende dar continuidade ao projeto de extensão contemplado em 2013 – ARTESANATO, TURISMO E GERAÇÃO DE RENDA: ALINHAVANDO DIÁLOGOS, que rendeu frutos, porém entende que ainda pode contribuir para o desenvolvimento dessas temáticas no município de Engenheiro Paulo de Frontin. E em especial contribuir com o fortalecimento do grupo de mulheres artesãs que participaram do programa Mulheres Mil, que é oferecido pelo Campus IFRJ do município. O projeto tem como meta fomentar ações que relacionem o Artesanato ao Turismo no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, tendo em vista os princípios da Economia Criativa. Possibilitando maior comercialização do artesanato gerado pelas mulheres atendidas pelo Programa – “Mulheres do Vale do Café”. Ampliando a abrangência do trabalho realizado, efetuando uma articulação mais sistemática entre o grupo de alunas, o poder público e entidades parceiras. Pensando no fortalecimento do grupo de mulheres, considerando como possibilidades o associativismo e o empreendedorismo, para que seja garantindo o aperfeiçoamento profissional e educacional. E ainda, em esfera maior, promover a articulação entre o poder público e parceiros como o SEBRAE e a rede hoteleira para a elaboração de propostas que integrem a produção artesanal ao arranjo produtivo do turismo.


Depois da Feira de Artesanato na Semana Acadêmica do IFRJ Engenheiro Paulo de Frontin nossas mulheres começaram nova produção e elas não param ... Dá só uma olhada!


Tartarugas - Alfineteiro












Sachês de Sabonete






Os outros trabalhos são surpresa!!!



Exposição e Venda na nossa Semana
Acadêmica

A Semana Acadêmica do IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin teve exposição das peças confeccionadas pelas alunas no curso Fuxico pelo e  venda das peças produzidas pelo Projeto de Extensão - Artesanato, Turismo e Geração de Renda: Alinhavando Diálogos . 










Exposição na Semana Acadêmica
do IFRJ Campus Nilópolis

    Na quinta-feira passada dia 5 de dezembro, nosso projeto esteve expondo as peças aprendidas no curso de Artesanato em Fuxico na Semana Acadêmica do IFRJ Campus Nilópolis. Algumas de nossas alunas foram ao evento para apresentar os produtos desenvolvidos nos últimos semestres aqui no nosso Campus e ainda aproveitaram para falar de suas experiências aos visitantes de nosso espaço. O encontro foi importante para divulgação de nosso trabalho e rendeu muitos elogios para as Mulheres Mil do Vale do Café.






  
Oficina para Semana Acadêmica do IFRJ Campus Pinheiral 




     No dia 26 de novembro o Projeto Artesanato, Turismo e Geração de Renda: Alinhavando Diálogos, foi convidado para realizar uma oficina na Semana Acadêmica do Campus de Pinheiral. Nossas ex-alunas: Alda, Celina, Gil  Solange,  ensinaram 4 tipos de fuxicos e no final as participantes da oficina montaram um lindo chaveiros unindo os fuxicos aprendidos. Foi um máximo ver nossas alunas ensinando os conteúdos aprendidos no curso de Artesanato em Fuxico.













Oficina de Sapinho em Fuxico para as alunas egressas participantes do Projeto Artesanato, Turismo e Geração de Renda: Alinhavando Diálogos

Produção para evento-  Feira do Produtor 






<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<


Dando continuidade as atividades do Projeto, realizamos uma Visita técnica em Vassouras para conhecer lojas organizadas por grupos de artesãos. Visitamos 3 espaços com objetivos de observar o espaço, sua organização e disposição de peças. Também, levamos questões aos artesãos que estavam em atendimento no momento de nossa visita, questões sobre o funcionamento do espaço, mobilização dos artesãos e questões financeiras como os custos para manter o espaço e o lucro para os artesãos.









Primeiro Encontro com

as alunas egressas

O primeiro encontro teve como principal objetivo apresentar a proposta às antigas alunas e convidá-las para compor o grupo de acompanhamento pelo projeto. Aproveitamos o encontro para o aprendizado de duas técnicas na produção de flores em fuxico.

 















 









2 comentários:

  1. fiquei maravilhada e gostaria de implantar esse projeto na minha comunidade. PARABÉNS PELA INICIATIVA

    ResponderExcluir
  2. fiquei maravilhada e gostaria de implantar esse projeto na minha comunidade. PARABÉNS PELA INICIATIVA

    ResponderExcluir